PIP - Máquinas Lavar Loiça






Proposta de Intervenção Pedagógica



Máquinas lavar loiça
Formador

Manuel Vieira Ferreira
Entidade formativa


Entidade beneficiária


Duração
45 Horas



















  • Destinatários
       Técnicos (as) de máquinas de lavar loiça.


  • Perfil inicial
   Técnicos (as) com experiência mínima de dois anos em máquinas de lavar loiça e conhecimentos básicos de electrónica.


  • Perfil de saída
     Os técnicos (as) de forma autónoma e competente serão capazes de diagnosticar e reparar avarias em máquinas de lavar loiça.


  • Duração
        45 Horas



  • Local




  • Horário





  • Índice Programático 
Objectivos
Conteúdos
Duração
Os formandos devem ser capazes de:


Identificar e testar periféricos de entrada da máquina de lavar loiça.
Periféricos de entrada da máquina de lavar roupa.
9

·    Selector de programas.


·    Termistor NTC / Termostato.


·    Pressostato


·    Conta litros


·    Sensor - red switch


·    Interruptor - Micro switch




Identificar e testar periféricos de saída da máquina de lavar loiça.
Periféricos de saída da máquina de lavar roupa.
6

·    Electroválvula.


·    Bomba de despejo.


·    Resistência.


·    Termistor PTC




Medir e identificar as bobinas do motor.
Moto-bomba.
6
Ligar e ensaiar motores de indução
·    Bobina de arranque e marcha.

Identificar sintomas de avarias provocadas pela bobina tacómetro.
·    Sua alimentação.


·    Gestão das rotações.


·    Bobina tacómetro.




Identificar circuitos de potência.
Módulo electrónico
9
Detectar e reparar anomalias no circuito de potência.
·    Circuito de comando

Identificar e medir triac´s  
·    Circuito de potência.

Identificar sintomas de avarias provocadas pelo triac.
·    Triac.

Programar memórias Eprom 
·    Memórias Eprom. 24 / 93xx




Descrever as fases do programa “Lavagem”. Associar às mesmas os órgãos intervenientes.
Diagnósticos correctos das anomalias.
3

·    Sequência do programa “Lavagem”.


·    Periféricos intervenientes na sequência.




Identificar tipos de erros emitidos pela máquina.
Códigos de erro.
6
Interpretar erros do sistema binário.
·    Formas de emissão do erro.


·    Sistema de numeração binário, (Base 2)




Activar/entrar no modo de auto teste.
Auto teste.
3
Medir grandezas eléctricas.
·    Confirmação de correntes (Amp.).


·    Confirmação de valores Ohmicos.




Manusear as ferramentas e equipamentos adequados às tarefas que executam.
Utilização e manuseamento das ferramentas e equipamentos, utilizando sempre o mais adequado à operação que desempenha.
1,5



Zelar pelas condições de H.S.T. e cumprir com as mesmas.
Aplicação das medidas de segurança e higiene vigentes.
1,5


  • Metodologias

Métodos:

Atendendo à profissão em que está implícito todos os domínios do saber, leva-me a optar pelo método demonstrativo a fim de treinar habilidades essencialmente técnicas e secundariamente o método activo.

Demonstrativo por ser a linguagem mais fácil e acessível aos técnicos para a transmissão e aquisição de conhecimentos quer sejam teóricos ou práticos, permitindo assim que estes desenvolvam ou aperfeiçoem o domínio psicomotor “saber fazer”.


Técnicas:

Estudo de casos, por se tratar de uma técnica eficaz para o desenvolvimento de aptidões como a análise de situações, diagnóstico de problemas e a tomada de decisões.
Trabalho de grupo, 2 a 4 formandos para entreajuda da realização de tarefas concretas (diagnóstico de avarias e auto teste).

Nota: Esta técnica de trabalho de grupo, será apenas com o intuito de diminuir o número de máquinas de lavar loiça a uma por fabricante, uma vez que tanto o diagnóstico de avarias (códigos de erro) como o auto teste, difere de fabricante para fabricante.



  • Avaliação
Diagnóstica, apenas com o intuito de auferir os conhecimentos profissionais dos formandos, a partir dos quais se podem avaliar em concreto as necessidades da formação, de forma a permitir a gestão dos conteúdos do módulo dentro do tempo estipulado.

Como forma de avaliação final, deve optar-se pelas seguintes ponderações:

Formativa - 40%, visto estar a avaliar os objectivos específicos.

Sumativa - 60%, atendendo ao facto de estar a avaliar os objectivos gerais. Sendo estes objectivos o conjunto de conhecimentos adquiridos com a formação e a partir dos quais os formandos vão desempenhar ou aplicar no seu dia-a-dia profissional, faz com que esta avaliação tenha um maior peso.

Fichas de avaliação

Testes práticos com recurso a máquinas de lavar loiça.



  • Recursos Didácticos
PC, Vídeo projector, PowerPoint, Acrobat reader, Internet.

Flipchart, quadro branco, canetas

Máquinas de lavar loiça, ferramenta diversa (chaves fenda/estrela, bocas/estrias, caixa, alicates, multímetros, osciloscópio, …), esquemas eléctricos/electrónicos e manuais técnicos de serviço.


Nota: Atendendo ao facto de tanto os esquemas eléctricos/electrónicos como os manuais técnicos de serviço serem pertença de grupos (marcas) em que os direitos são reservados, faço de seguida referência a links para a aquisição dos mesmos.